Prizes and Awards

Programa IACOBUS - Publicações Científicas (Papers)

O trabalho da investigadora  Carla Moreira, Nonparametric estimation of a distribution function from doubly truncated data under dependence, publicado em Computational Statistics, em 2021, foi premiado na 4ª edição do programa.

O Programa IACOBUS tem como objetivo principal fomentar a cooperação e o intercâmbio entre os recursos humanos dos centros de ensino superior da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal - Professores; Investigadores; Pessoal de Administração e Serviços (PAS), facilitando a partilha de atividades formativas, de investigação e de divulgação. Esta iniciativa da Eurorregião é pioneira na Europa e o GNP, AECT é a entidade gestora do Programa IACOBUS.

Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica

Este prémio promovido pela Reitoria da Universidade do Minho, em articulação com os centros de investigação, permitiu ao longo dos últimos meses que estudantes de licenciatura e dos primeiros anos de mestrado integrado desenvolvessem projetos científicos inseridos em equipas de investigação de reconhecido mérito e, assim, pudessem conhecer por dentro os contextos em que se faz ciência.

O CMAT participou nesta iniciativa com os bolseiros Bruno Gonçalves e Vítor Ferreira, ambos alunos da Licenciatura em Matemática, e os membros do CMAT,  Piedade Ramos e M. Irene Falcão, que trabalharam nos projetos Um modelo matemático de autoimunidade e Quaternions: uma toolbox para Matlab, respetivamente.

A sessão de apresentação dos trabalhos ocorreu no passado dia 12 de novembro, tendo o Bruno (na foto, terceiro a contar da direita) e o Vítor (primeiro a contar da esquerda)  sido ambos premiados.

.

LF

O Prémio, atribuído em 2021 ao investigador Luís Ferrás pela APMTAC, pretende homenagear investigadores com idade inferior a 40 anos que se tenham distinguido em qualquer área da Mecânica Aplicada e Computacional, pela qualidade e impacto dos trabalhos publicados em revistas internacionais, ou que tenham contribuído de forma significativa para o avanço da área, em termos pedagógicos ou na sua aplicação por partes de instituições ligadas à indústria ou aos serviços.

O premiado receberá, em 2022, o Certificado do Prémio Jovem Investigador Prof. João Martins em Mecânica Aplicada e Computacional 2020, em cerimónia pública que terá lugar durante o encontro “Congress on Numerical Methods in Engineering”, a realizar em Las Palmas de Gran Canaria, Espanha, de 12 a 14 de setembro de 2022.

Young Researcher Award

O Prémio foi atribuído ao investigador Luís Ferrás pelo trabalho A distributed order fractional viscoelastic model for small deformations, apresentado no encontro "5th International Conference on Numerical and Symbolic Computation Developments and Applications", que teve lugar nos dias 25 e 26 de Março de 2021, em Évora. Esta distinção é oferecida pela Wolfram Research, anualmente, a dois jovens investigadores com menos de 40 anos.