International Day of Mathematics 2021

2021-03-17 - 14:30

Em novembro de 2019, a UNESCO proclamou o dia 14 de março como o Dia Internacional da Matemática. A escolha deste dia foi motivada pelo facto de já ser comemorado em muitos países como o Dia do Pi (esta data é escrita como 3/14 em alguns países e 3,14 é uma aproximação para a constante Pi).

Em 2021, o tema do Dia Internacional da Matemática é Matemática para um Mundo Melhor.

CMAT - Centro de Matemática da Universidade do Minho junta-se às celebrações deste dia e, através das atividades propostas, pretende sensibilizar o público para a importância e o impacto da matemática no quotidiano, na educação e enquanto ferramenta de desenvolvimento.

A celebração decorreu no dia 17 de março. Poderá ver no seguinte link:

vídeo sobre a proposta de atividades

14h30 Pi: um número envolto em mistério (António Machiavelo)

15h30 Proposta de atividades envolvendo escolas básicas e secundárias

Serão apresentadas algumas atividades sobre testagem de grupo, para serem desenvolvidas com o apoio dos professores, em contexto de sala de aula (material de suporte).
Desafio 1: testagem em grupo
Desafio 2: R3tr4t4 1 m4t3m4t1c0

Alunos premiados

As turmas que pretendam participar devem proceder à inscrição, até ao fim da manhã de terça-feira, dia 16 de março,  para o endereço eletrónico divulgacao@math.uminho.pt
pi

UNESCO proclaimed, in November 2019,  March 14 as the International Day of Mathematics. This  choice was motivated by the fact that this day was already celebrated in many countries as Pi Day (this date is written as 3/14 in some countries and 3,14 is an approximation to the constant Pi).

In 2021, the theme of the International Mathematics Day is Mathematics for a Better World.

CMAT  (Centro de Matemática da Universidade do Minho) joins the celebrations of this day and, through proposed activities, CMAT intends to raise public awareness of the importance and impact of mathematics in daily life, in education and as a development tool.

The celebration will take place on March 17th, as March 14th takes place on a Sunday. Follow the session on the links below:

zoom    ::    youtube

(exceeding the 300 places on the zoom platform, viewing must be via youtube)

14h30 Pi: um número envolto em mistério (António Machiavelo)

15h30 Proposal of activities for basic and secondary schools

Some activities on group testing will be presented, to be developed with the support of teachers, in classroom context (supporting material).
Challenges to students will be launched, with a deadline for submission. The best proposals will be awarded.