Curso | EDPs na Biomatemática: uma breve introdução

Sala de seminários do DMAT |

2021-11-24

— 2021-11-25

Sobre || Paulo Amorim | Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Paulo Amorim
Paulo Amorim doutorou-se em 2008 na Université Pierre et Marie Curie, Paris, tendo sido Investigador na Universidade de Lisboa até 2013, quando se tornou professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalha em equações com derivadas parciais, com ênfase em problemas oriundos de aplicações em Biologia.

Sobre || Curso

Título: EDPs na Biomatemática: uma breve introdução

Resumo: Este minicurso pretende dar a conhecer alguns exemplos e ferramentas essenciais na aplicação de equações com derivadas parciais ao estudo de problemas de Biologia. Vamos considerar equações de difusão, equações da quimiotaxis, instabilidade de Turing (formação de padrões), e equações de scattering.

Para cada um destes temas, apresentamos o mínimo necessário para a familiarização e explicamos os conceitos principais. A ideia é contribuir para a aprendizagem de um kit de ferramentas e técnicas muito usados em Biomatemática, mais do que a análise detalhada de exemplos de aplicação concretos.

O curso é acessível a quem possua uma familiaridade básica com EDPs e sua análise.

Horário:

Sessão 1 :: 24 de novembro, 16:00 às 17:30

Sessão 2 :: 25 de novembro, 14:30 às 16:00

Sessão 3 :: 25 de novembro, 16:30 às 18:00

EDP

Inscrição || O curso é gratuito mas, por questões de logística, deve efetuar o registo enviando um mail para fmiranda@math.uminho.pt