Como usar equações com derivadas parciais para estudar modelos em biologia? Alguns exemplos em ecologia e epidemiologia.

Laboratório 4 do Departamento de Matemática

2021-11-24 - 14:30

Paulo Amorim

Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Nesta palestra, veremos como é possível usar equações com derivadas parciais para modelar fenómenos biológicos. Vamos concentrar-nos particularmente nas equações de transporte, cujos aspetos básicos explicaremos. Incidiremos especialmente sobre a maneira como estas permitem a descrição de populações que podem ser descritas através da sua distribuição relativamente a algum "aspeto" de interesse: idade, tamanho, etc. Veremos como uma tal abordagem permite criar generalizações de modelos tradicionais, concentrando-nos em dois casos: modelos de dinâmica predador-presa incluindo a fome do predador, e modelos epidemiológicos incluindo a "consciência" (awareness) da doença por parte da população.